Objetivos do Milênio

Objetivos do Milênio

segunda-feira, 23 de abril de 2007

5 - Melhorar a Saúde das Gestantes

Em nosso país, várias mães morrem no parto ou logo após. As causas são várias, como a assistência médica inadequada, a falta de preparo das mães para se cuidar durante a gestação e a desnutrição.
É preciso melhorar a saúde materna e ajudar a reduzir a mortalidade infantil.
No Brasil, a mortalidade materna é de 2, 6 para cada 1.000 mulheres.

SUGESTÕES DE AÇÕES:
Fazer campanhas sobre:
- planejamento familiar;
- prevenção do câncer de mama e de colo de útero;
- gravidez de risco;
- a importância do exame pré-natal;
- nutrição da mãe e aleitamento materno.

Como somos crianças, ver e saber da mortalidade infantil é horrível. Se todo mundo ajudar, podemos dar às crianças uma vida melhor.

Alice Kei Endo
Carolina Gottschalk Nicoletti
Giulliana Daneluzzi Santos
Postado por 4ª série B Colégio Magno Unidade WL às 05:09

Um comentário:

Somos alunos do Colégio Magno - 5º ano - São Paulo - SP - Brasil disse...

No Brasil, apesar do ministério da saúde lançar algumas estratégias visando melhorar a assistência pré-natal, a realidade do panorama obstétrico confronta com as altas taxas de mortalidade materna e infantil.
Vários aspectos agravam essas diferenças, entre elas a precariedade nos acessos (fatores de natureza social que são agravados pelas diferenças sócio-econômicas), a falta de periodicidade (o não cumprimento de cuidados maternos e perinatais de boa qualidade) e as desigualdades regionais (particularmente nas regiões mais distantes e carentes, como o Norte e o Nordeste, a assistência se torna mais precária).
O acompanhamento da gestante todos os meses é necessário e importante.
Infelizmente, no Brasil, muitas futuras mães acabam tendo complicações por falta dessas assistências, que são indispensáveis para a própria saúde e a do bebê.
Para que o atendimento às gestantes melhore, é muito importante a orientação adequada, campanhas, pré-natal, para prevenir as doenças graves.
Todas as grávidas merecem um tratamento adequado durante a gestação. A gravidez é um acontecimento feliz para a mãe e a chegada de um filho é um momento de alegria para toda a família.

Elma Emi Endo (mãe de Alice Kei Endo 4ª B)